1

Clique aqui e nos envie um WhatsApp!

ìcone do WhatsApp Fechar
FIQUE POR DENTRO DE TODO NOSSO CONTEÚDO

FIQUE POR DENTRO DE TODO NOSSO CONTEÚDO

PADRONIZAR OU NÃO OS VESTIDOS DAS MADRINHAS?

por Danubia há 7 anos

Uma tendência dos Estados Unidos chegou há um tempo por aqui: a padronização dos vestidos das madrinhas. A escolha pela padronização deve realmente partir só da noiva?

 Madrinhas vestidas de modo coordenado, ou seguindo um padrão de identidade… Ninguém pode      negar que o visual é incrível, não é mesmo? Você também quer?!… Mas, e agora? Como fazer?

 Primeiro, analise delicadamente as diferenças de idade e tipo físico das suas madrinhas. Cada      madrinha possui um estereótipo: uma é magra, a outra é bem cheinha, uma é alta, a outra é baixa, e  a escolha de um modelo único pode valorizar umas e prejudicar outras. Então, fique preparada para  ignorar a cara feia que algumas irão fazer quando você expuser o seu desejo. Afinal, cada uma tem  suas preferências: enquanto uma gosta de vermelho, a outra prefere o amarelo; uma a alça, outra a  manga.

 Dica: organize uma reunião com suas madrinhas, verifique se elas concordam com o que você deseja  para esse detalhe do casamento, e apresente as opções de cores, tipo de tecido, modelo curto ou longo. Isso irá facilitar a escolha!

Segundo, analise a condição financeira de cada uma para a confecção de um novo vestido de festa especialmente para o seu casamento. Tudo pode ser viabilizado, desde que seja de modo consensual e agradável.

Exigências não são educadas, especialmente se a noiva não irá custear as despesas decorrentes disso. Não é regra que a noiva pague desde que as madrinhas tenham condições, de fato, para isso.

Resumindo as opções de padronização entre os vestidos, temos:

 

1. Mesmo tom

Você deve providenciar amostras de tecido nos tons, deixando que cada uma escolha o tom desejado. Dê para a madrinha a metade da amostra do tecido e escreva o nome dela na outra metade que ficará com você, mantendo certo controle para eventuais trocas. Anexar uma cartela de tons junto ao convite das madrinhas é também, uma solução bem apropriada.

 

2. Mesma cor

Ao escolher, se assegure de que nas lojas haverá estoque suficiente do tecido para todos os vestidos, então dê para as madrinhas a amostra e indicação da(s) loja(s) onde poderá ser comprado.

 

Nessas duas formas, os modelos dos vestidos são diferentes, cada madrinha escolhe o seu e manda confeccionar onde preferir.

Podem ser escolhidas cores mais escuras, como vinho ou azul marinho ou tons mais alegres de verde, rosa, amarelo, etc. Sendo os tons pastéis, os mais recomendados. Também podem ser predefinidos um estilo de roupa e o comprimento das saias.

3. Mesma cor e modelo

É a forma que requer mais cuidados, pois os vestidos serão iguais para todas as madrinhas, por isso deverão ser confeccionados no mesmo local para garantir a uniformidade.

Não costuma ser fácil convencer uma mulher a usar uma roupa do mesmo modelo e cor da outra, tudo dependerá da disposição das madrinhas para fazer essa homenagem no seu Grande Dia.

4. Mesmo modelo

A noiva define com suas madrinhas apenas o modelo do vestido e elas escolhem as cores livremente ou combinando entre elas, antecipadamente, para evitar repetições. O grande problema com vestidos iguais para madrinhas é que nem todos os modelos caem bem em qualquer silhueta.

Por isso, dentre todas as opções, o aconselhável é estipular apenas a cor. A margem de erro é bem menor. Mas, não se preocupe, e também não desista do seu sonho, pois a regra de etiqueta é bem clara, para essa situação quem tem de ceder é a convidada.

E você, o que acha sobre esse tema? Já conversou com as suas madrinhas? Preferiu deixá-las livres para escolher ou preferiu padronizar? Conte-nos um pouco de sua experiência, pode ser nos comentários aqui abaixo. Se já realizou seu casamento, mande uma foto com as madrinhas para publicar no blog e servir de inspiração para outras noivas.

Eu sou Danubia Polianna, Personal Bride da Eletta Agência de Eventos.

 

Referências:  Estilo UOL, Apenas três palavras, Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fale com nosso Assessor de Eventos

A Eletta quer ajudar você